21/09/2024 às 17h42
Redação
Campo Grande / MS
Com o objetivo de impulsionar a ciência em Mato Grosso do Sul, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), lançou três editais com oportunidades de mobilidade internacional para a Europa.
Pesquisadores das instituições sul-mato-grossenses terão a oportunidade de fazer pesquisas em universidades europeias de renome e trocar experiências com cientistas de diferentes nacionalidades e áreas de conhecimento.
Para Mato Grosso do Sul, o retorno de pesquisadores com novas habilidades e conhecimentos em suas áreas de pesquisa fortalece a CT&I, auxiliando o desenvolvimento tecnológico no Estado.
Confira os editais:
BiodivTransform 2024-2025
A Parceria Europeia para a Biodiversidade (Biodiversa+) tem como objetivo de apoiar a pesquisa e a inovação transnacional e colaborativa em “Biodiversidade e Mudança Transformativa”. A iniciativa contemplará projetos de pesquisa que unam disciplinas e setores para identificar, analisar e compreender processos de transformação que possam deter e reverter o declínio da biodiversidade. Confira o edital.
Water4ALL 2024
A chamada transnacional conjunta Water for Circular Economy 2024 conta com a adesão de 36 agências de financiamento da Europa e de países parceiros da União Europeia, incluindo o Brasil. Com orçamento global previsto de aproximadamente 36 milhões de euros, a chamada apoiará projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança hídrica a longo prazo.
As propostas de pesquisa e inovação submetidas à chamada devem abordar pelo menos um dos seguintes temas: melhoria da circularidade da água nas indústrias; circularidade da água urbana; recuperação e valorização de recursos; implicações econômicas, ambientais e sociais da reutilização da água e produtos recuperados. Confira o edital.
Confap - ERC IA 2024
A chamada tem por objetivo apoiar o intercâmbio de pesquisadores doutores baseados no Brasil, para integrarem equipes de pesquisadores na Europa, em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). Confira o edital.
FONTE: Comunicação Fundect
Há 7 horas
TCE-MS publica editais de concursos públicos para conselheiro substituto, auditor e analista de controle externoHá 16 horas
MS dá passo histórico contra crimes sexuais com projeto de Coronel David aprovado na AlemsHá 16 horas
MS define seleções escolares para os Jogos da Juventude em BrasíliaHá 16 horas
Governo de MS destina R$ 30 milhões a propriedades com vegetação nativa excedente no PantanalHá 17 horas
Tarifas de 50% dos EUA ao Brasil: cenário e algumas implicações