Segunda, 28 de abril de 2025
(67) 9-9959-0792
Campo grande

21/03/2025 às 10h50

Redação

Campo Grande / MS

Coronel David parabeniza os 38 anos da PMA e destaca atuação no combate a incêndios no Pantanal
"Parabenizo esses dedicados homens e mulheres que, há quase quatro décadas, combatem crimes ambientais e protegem nossa sociedade", disse
Coronel David parabeniza os 38 anos da PMA e destaca atuação no combate a incêndios no Pantanal
Foto Pedro Ernesto

deputado estadual Coronel David (PL) foi homenageado nesta sexta-feira (21) durante a solenidade de comemoração dos 38 anos da PMA (Polícia Militar Ambiental), realizada no auditório do Bioparque, em Campo Grande. Entre 2000 e 2002, Coronel David comandou a PMA, coordenando equipes de fiscalização ambiental em todo o Mato Grosso do Sul, um território de 357.124,96 km², sendo 86.260 km² no Pantanal. O parlamentar destacou a importância da unidade para a proteção dos recursos naturais do estado.


“Parabenizo esses dedicados homens e mulheres que, há quase quatro décadas, combatem crimes ambientais e protegem nossa sociedade”, disse.


Durante seu discurso, Coronel David relembrou sua trajetória no comando da Polícia Militar Ambiental e o impacto desse período em sua carreira. “Foram dois anos enriquecedores, que me ajudaram na caminhada e me deram suporte para ascender ao maior posto da nossa instituição, que é o de comandante-geral.” O deputado também agradeceu aos oficiais que o acompanharam nessa fase. “Gostaria de agradecer imensamente ao coronel Matoso e ao coronel Rabelo, que foram meus grandes professores quando assumi a PMA. Embora soubesse muito sobre policiamento ambiental, logo percebi o quanto eram amplas as atribuições da nossa unidade.”


O deputado destacou o trabalho realizado com a aeronave cujo apelido era “Tremendão”, essencial para as operações da PMA na época. “Cruzamos os céus de Mato Grosso do Sul realizando operações e dando suporte aos policiais militares ambientais, que protegem nossa fauna, nossa flora e nossos rios.” Ele também ressaltou a relevância da PMA diante dos desafios ambientais atuais. “Hoje se fala muito sobre a preservação da Amazônia, mas é essencial lembrar dos esforços da nossa PMA e do Corpo de Bombeiros no combate a um dos grandes incêndios que atingiram nosso Pantanal.”


Coronel David finalizou reafirmando seu compromisso com a unidade e a preservação ambiental. “A PMA completa 38 anos de bons serviços prestados à conservação da natureza. Contem comigo, estaremos sempre juntos!”


Projeto Florestinha


No início da solenidade, foi destacado o papel do Projeto Florestinha, uma iniciativa da PMA que há 33 anos atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social. O programa promove atividades educativas e lúdicas voltadas para a consciência ambiental, formando defensores da natureza e cidadãos comprometidos com a sustentabilidade.


 


A solenidade foi organizada pelo comandante-geral da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), coronel Renato dos Anjos Garnes, subcomandante-geral, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, e pelo comandante do CPAmb (Comando de Policiamento Ambiental), Coronel PM José Carlos Rodrigues.

FONTE: Thiago Gonçalves

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium