14/04/2025 às 11h19
Redação
Campo Grande / MS
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da primeira vacina contra Chikungunya, conforme resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (14). Trata-se do imunizante IXCHIQ, desenvolvido pelo Instituto Butantan.
A Anvisa informa que a vacina, de dose única, será indicada para a prevenção da doença em pessoas com 18 anos ou mais. A substância, no entanto, é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas imunodeficientes ou imunossuprimidas, avisa o órgão regulador.
A vacina IXCHIQ demonstrou induzir produção robusta de anticorpos neutralizantes contra o vírus Chikungunya em estudos clínicos que avaliaram adultos e adolescentes que receberam uma dose do imunizante – cita a agência.
Chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada de fêmeas infectadas do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. O imunizante do Butantan já havia sido aprovado por outras autoridades internacionais, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA).
*AE
FONTE: Pleno.News
Há 7 horas
Bloqueio do MST paralisa BR-060, prejudica população e impede deputado Coronel David de cumprir agenda em SidrolândiaHá 10 horas
O primeiro militar alcançado pela Anistia pode ser um suboficial da MarinhaHá 10 horas
Lei: Multas de trânsito leves e médias podem ser convertidas em advertênciaHá 10 horas
Governo Lula faz contrato de R$ 328 milhões com alvo da PFHá 10 horas
PMA faz ações de orientação sobre animais silvestre durante todo o ano