Sábado, 13 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Geral

21/06/2025 às 09h37

Redação

Campo Grande / MS

Ex-prefeito volta ao regime fechado após violar monitoramento 49 vezes
Ex-prefeito de Dom Aquino (MT) Eduardo Zeferino foi condenado por estupro de cinco crianças
Ex-prefeito volta ao regime fechado após violar monitoramento 49 vezes
Foto Divulgação

O ex-prefeito de Dom Aquino (MT), Eduardo Zeferino, condenado a 34 anos de prisão por estupro de cinco crianças com idades entre 7 e 11 anos, teve o regime semiaberto regredido para o fechado após violar o monitoramento eletrônico por 49 vezes.


A decisão foi proferida na última terça-feira (17) pelo juiz Pedro Flory Diniz Nogueira.


De acordo com os autos, Zeferino descumpriu o perímetro de circulação por 11 vezes, ficou 37 vezes sem sinal de GPRS e permitiu, em uma ocasião, que a tornozeleira eletrônica ficasse sem carga.


Embora o magistrado tenha ponderado que, isoladamente, tais infrações não justificariam a regressão de regime, ele ressaltou que se trata da segunda vez em que o ex-prefeito comete faltas graves no monitoramento, o que caracteriza reincidência.


“Além de se constatar a existência de 49 violações, ressalto que se trata do segundo episódio de reconhecimento de reiteradas faltas graves. Assim, evidencia-se que o reeducando não se encontra apto ao cumprimento de pena em regime mais brando”, afirmou o juiz na decisão.


Com isso, além do retorno ao regime fechado, Zeferino terá de reiniciar a contagem de prazos para progressão e perderá um terço dos dias eventualmente remidos.


Eduardo Zeferino foi condenado em maio de 2015 pelos crimes de estupro cometidos contra filhas de pessoas próximas, incluindo amigos e familiares. As denúncias foram registradas pelas mães das vítimas à Promotoria da Infância e Juventude, em Cuiabá.


Durante as investigações, o promotor José Antônio Borges chegou a solicitar a prisão preventiva do suspeito, mas o pedido foi negado, à época, por alegada insuficiência de provas.


O ex-prefeito permaneceu foragido até junho de 2018, quando se apresentou à Polícia Civil em Rondonópolis, acompanhado de um advogado.


Em dezembro de 2019, obteve o benefício da prisão domiciliar com monitoramento eletrônico por 60 dias, sob justificativa de tratamento de saúde.

Nesse período, Zeferino já havia descumprido regras de monitoramento, o que contribuiu para a nova decisão judicial de regressão do regime.

FONTE: Camile Soares

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium