23/06/2025 às 08h02 - atualizada em 23/06/2025 às 08h08
Redação
Campo Grande / MS
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de “perigo” para Mato Grosso do Sul informando sobre um declínio acentuado das temperaturas e chuvas fortes que devem atingir todo o estado a partir desta segunda-feira (23).
O primeiro aviso, válido entre 0h da segunda-feira e 23h59 de terça-feira (24), prevê queda superior a 5?°C nos termômetros.
A redução das temperaturas eleva o risco à saúde da população e exige cuidados redobrados, especialmente entre os mais vulneráveis.
Além do frio, o Inmet também publicou um segundo alerta, válido entre as 10h e 21h da segunda-feira, para chuvas intensas com acumulados entre 20 e 50?mm, acompanhadas por ventos fortes entre 40 e 60?km/h. O aviso destaca o baixo risco de queda de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Instituto recomenda que a população evite abrigar-se embaixo de árvores, mantenha distância de torres de transmissão e placas publicitárias e evite o uso de aparelhos elétricos conectados à tomada durante as rajadas.
As condições meteorológicas são consequência de uma sequência de massas de ar polar que avançam sobre o Centro-Sul do Brasil e da atuação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico.
De acordo com o Climatempo, o fenômeno não atinge o continente diretamente, mas potencializa as rajadas e a sensação térmica de frio em toda a região.
Ainda segundo os meteorologistas, a primeira onda de ar polar chega entre segunda e terça-feira, com impactos mais fortes em Mato Grosso do Sul e nos estados do Sul.
A partir da sexta-feira (27), uma segunda massa polar reforçará o frio, podendo provocar geadas amplas no sul do estado e mínimas próximas a 0?°C em algumas localidades.
A previsão preocupa produtores rurais, pois a geada pode prejudicar lavouras e pastagens, além de aumentar o risco para a saúde da população em situação de vulnerabilidade. Os órgãos recomendam que moradores acionem a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em caso de necessidade.
FONTE: Jhefferson Gamarra
Há 1 hora
Prevenção a incêndios florestais reduz casos em áreas críticas no EstadoHá 1 hora
Senadores protocolam impeachment de Cármen LúciaHá 2 horas
MEC descumpre lei de licitação e omite punição de empresaHá 2 horas
Mato Grosso do Sul supera 355 mil testes e reforça combate às hepatitesHá 2 horas
Moraes impede contato de Bolsonaro com embaixadores