Sexta, 18 de julho de 2025
(67) 9-9959-0792
Geral

23/06/2025 às 08h09

Redação

Campo Grande / MS

Governo Lula ataca os EUA, defende ditadura iraniana
Brasil paga mico abandonando tradição diplomática de neutralidade e não intromissão em assuntos de outros países
Governo Lula ataca os EUA, defende ditadura iraniana
Foto Arquivo

O governo brasileiro voltou a passar vergonha, neste domingo (22), ao defender o regime ditatorial do Irã e condenar “com veemência” o ataque americano aos centros de produção de bombas atômicas, e não faz qualquer referência ao disparo de mísseis balísticos exclusivamente contra alvos civis israelenses, inclusive hospitais, escolas e creches.


O ataque americano teve objetivo de “tirar a bomba das mãos do Irã”, como definiu o presidente norte-americano Donald Trump, após inúmeras manifestações oficiais do regime xiita dos aiatolás prometendo “destruir” os Estados Unidos e Israel.


Em nota divulgada hoje, o Ministério das Relações Exteriores do governo Lula (PT) joga no lixo uma história da diplomacia construída com base na neutralidade, no respeito à autodeterminação dos povos, o não envolvimento em conflitos, independência e bom senso.


A diplomacia brasileira foi sempre respeitada no mundo em razão desses princípio de não intervenção em conflitos, priorizando sempre a solução negociada.


Até no regime militar a diplomacia brasileira fez história,tendo sido sempre o primeiro e reconhecer os novos governos, todos de esquerda, que substituíram ditadores, como no caso de Anastacio Somoza na Nicarágua e o fim de regimes colonialistas, como nos casos de Angola e de Moçambique, entre tantos outros.


Apoio ao bandido


O do governo brasileiro, divulgado neste domingo, texto afirma sem apresentar provas que os ataques realizados apenas a instalações nucleares que atuavam para produzir bombas atômicas, ameaçariam “a vida e a saúde de civis”, devido ao suposto risco, já descartado de “contaminação radioativa”.


“O governo brasileiro expressa grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional”, diz a nota.

FONTE: Diário do Poder

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium