Sábado, 13 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Geral

07/08/2025 às 09h51

Redação

Campo Grande / MS

Governo e escolas de Chapadão do Sul fortalecem cidadania
Iniciativa premiada promove vivências no Executivo; Barbosinha destaca protagonismo juvenil e a importância de despertar consciência crítica nos estudantes
Governo e escolas de Chapadão do Sul fortalecem cidadania
Foto João Garrigó

O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu, nesta quarta-feira (6), dezenas de alunos das redes estadual, municipal e privada de Chapadão do Sul em mais uma etapa do projeto “Câmara Vai à Escola”. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, tem o objetivo despertar a consciência cidadã nos jovens, proporcionando a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos três poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — além de promover debates sobre temas estratégicos para o desenvolvimento do Estado.


Durante o encontro na Governadoria, os estudantes participaram de um bate-papo com gestores estaduais sobre a estrutura administrativa do Governo, o planejamento e a execução de Políticas Públicas. Foram discutidos temas em destaque na gestão estadual, como o uso de inteligência artificial no setor público, avanços na educação, a importância da Rota Bioceânica para a integração internacional, o desenvolvimento econômico sustentável e o turismo como motor de oportunidades para a juventude e para os municípios.


O governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a relevância do projeto e o engajamento dos estudantes. “O projeto aproxima nossos jovens da vida pública e do funcionamento das instituições. Hoje pude ver de perto o quanto eles estão preparados, curiosos e interessados. Demonstraram um nível elevado de informação e nos deram a certeza de que essa é uma geração pronta para exercer plenamente a cidadania. Parabenizo a Câmara Municipal de Chapadão do Sul por oportunizar essa vivência transformadora”, afirmou.


Protagonismo estudantil


Entre os participantes estava João Vitor Garcia dos Santos, de 18 anos, estudante do 3° ano no Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Neckel (CEEPAN), que relatou como a experiência impactou sua percepção sobre política. “Isso aumenta muito o senso crítico. Antes, eu não tinha contato com política, mas agora vejo a importância de entender como as coisas funcionam antes de escolher nossos representantes. É uma oportunidade única aprender diretamente com quem toma as decisões e perceber o impacto disso na nossa cidade e no nosso futuro”, disse.


O presidente da Câmara de Chapadão do Sul, vereador Mika, ressaltou que o projeto tem despertado o interesse da comunidade e inspirado outras cidades. “Fomos recebidos com carinho pelo governador Barbosinha, que mostrou aos alunos, na prática, como os poderes funcionam. Essa troca é fundamental, pois leva nossas crianças a compreenderem a importância de participar, de se envolver e de cobrar resultados. Isso transforma a comunidade”, destacou.


Integração e compromisso com o futuro


A secretária-adjunta de Governo e Gestão Estratégica, Ana Nardes, explicou a atuação da pasta e reforçou a importância de iniciativas como essa para a formação cidadã. “Quando Estado e municípios somam esforços, quem ganha é a sociedade. E ver jovens engajados é a certeza de que estamos formando uma geração mais consciente e participativa”, disse.


O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, também enfatizou o caráter educativo do projeto. “Ações assim estimulam o protagonismo da juventude e ajudam a construir uma relação de confiança entre a população e o Poder Público. É um investimento no futuro, e estamos aqui para impulsionar essa geração”, afirmou.


Criado em 2022, o “Câmara Vai à Escola” já proporcionou experiências a centenas de estudantes, incluindo visitas a órgãos públicos, palestras com gestores e atividades práticas que simulam processos legislativos e administrativos. Com essa vivência, os alunos conhecem, de forma didática, o funcionamento das instituições públicas e ampliam sua compreensão sobre cidadania, direitos e deveres.


O Governo de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a escuta ativa da população, especialmente dos jovens, que representam o futuro do Estado. Projetos como o “Câmara Vai à Escola” aproximam os estudantes da gestão pública e os tornam parte ativa da construção de um Mato Grosso do Sul mais inovador, sustentável e inclusivo.


Para o governador em exercício Barbosinha, a educação é o principal vetor de transformação social. “A educação é o fio condutor dessa transformação. Quando investimos na formação dos nossos jovens, quando abrimos espaço para a escuta e para o diálogo, estamos investindo em um Mato Grosso do Sul melhor hoje e muito mais promissor amanhã”, finalizou.

FONTE: Lucas Cavalheiro

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium