16/12/2025 às 10h47
Redação
Campo Grande / MS
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) publicou no Diário Oficial Eletrônico nº 4.256, de 15 de dezembro de 2025, orientação aos presidentes das Câmaras Municipais sobre a correta apuração da base de cálculo do limite total da despesa do Poder Legislativo Municipal.
No cumprimento de sua função constitucional, o TCE-MS, por meio da Diretoria de Controle Externo, esclarece que as transferências referentes à cota-parte do ICMS, IPVA, ITR, FPM e IPI-Exportação devem ser computadas pelo valor bruto, sem a exclusão dos montantes destinados ao Fundeb. A orientação está fundamentada no artigo 29-A da Constituição Federal, no princípio do orçamento bruto, previsto na Lei Federal nº 4.320/1964, e na jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal.
O Tribunal destaca que os recursos do Fundeb recebidos pelos municípios, proporcionais ao número de alunos matriculados nas redes de educação básica, não integram a base de cálculo do limite de despesas do Legislativo, uma vez que não constam no rol de transferências previsto no artigo 29-A da Constituição.
Acesse aqui o Diário Oficial
FONTE: Tania Sother
Há 12 minutos
Retomada de Corumbá completa 159 anosHá 15 minutos
Flávio: ‘É um direito do PT defender bandido, CV e o PCC’Há 34 minutos
Transporte sanitário une Estado e municípios em busca de soluçõesHá 36 minutos
Conta de luz deve subir 8,6% em 2026, acima da inflaçãoHá 53 minutos
TCE-MS capacita servidores para fortalecer a fiscalização dos sistemas de controle interno municipais