domingo, 08 de março de 2026
(67) 9-9959-0792
Campo grande

18/02/2026 às 10h01

Redação

Campo Grande / MS

MS mantém segurança hídrica nas cidades atendidas pela Sanesul
A Sanesul opera em 68 municípios sul-mato-grossenses, onde o abastecimento de água já foi universalizado
MS mantém segurança hídrica nas cidades atendidas pela Sanesul
Foto arquivo

Em meio a um cenário nacional marcado por debates sobre insegurança hídrica e episódios de racionamento em grandes centros urbanos, Mato Grosso do Sul apresenta um quadro diferente. Segundo o diretor Comercial e de Operações da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Madson Valente, os municípios operados pela companhia contam hoje com abastecimento regular e segurança hídrica.


A reflexão foi feita após a divulgação de notícias que apontam dificuldades no fornecimento de água em diferentes regiões do país. “O mundo discute a questão da insegurança hídrica. No Brasil, embora sejamos o país mais rico em água doce do mundo, a gente vê o povo de São Paulo padecendo, não tendo água de forma regular, até a ponto de ter água a cada três dias”, afirmou.


Madson também citou situações enfrentadas por outras capitais e regiões brasileiras. “A gente está vendo Curitiba, a gente está vendo Cuiabá, enfim, vários pontos. Os irmãos nordestinos padecendo pela questão da insegurança, da falta de água em suas cidades.”


De acordo com o diretor, o cenário em Mato Grosso do Sul é resultado de planejamento e investimentos contínuos realizados ao longo dos anos. “O Mato Grosso do Sul vive algo diferente. Nos sistemas que a Sanesul opera temos segurança hídrica em todas as cidades. Isso não é resultado do acaso, nem resultado da sorte. Isso é resultado de investimentos que, ao longo do tempo, a Sanesul vem fazendo”, destaca o dirigente.


A mesma linha de raciocínio é compartilhada pelo diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, que tem reiterado que a segurança hídrica no Estado é fruto de planejamento técnico, responsabilidade na gestão e investimentos contínuos. Para ele, garantir água tratada com regularidade à população é uma política pública estruturante, que envolve visão estratégica e compromisso permanente com o futuro.


Madson Valente destaca que a política de investimentos segue uma diretriz estabelecida pelo Governo do Estado, com foco na universalização do saneamento. “Cumprindo um propósito do governo do Estado, que é cada vez mais avançar e fazer de Mato Grosso do Sul o primeiro estado a universalizar o saneamento no Brasil.”


O dirigente reforça que o avanço no abastecimento e na ampliação da infraestrutura hídrica exige constância e compromisso. “É muito foco, é muita fé e persistência.”


A Sanesul opera em 68 municípios sul-mato-grossenses, onde o abastecimento de água já foi universalizado, e mantém investimentos permanentes para assegurar regularidade no fornecimento e ampliar a cobertura de esgotamento sanitário.


Produção de água


Ao todo, a estrutura operada pela empresa assegura a produção e distribuição de 11,7 bilhões de litros de água tratada por mês, atendendo cerca de 664 mil ligações ativas de água nos 68 municípios sob sua responsabilidade.


Os números reforçam a dimensão do sistema e evidenciam a capacidade instalada que sustenta a regularidade no abastecimento, mesmo em um contexto nacional marcado por episódios de escassez e racionamento.

FONTE: Comunicação Sanesul

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium