Quinta, 11 de junho de 2026
(67) 9-9959-0792
Campo grande

07/05/2026 às 08h32

Redação

Campo Grande / MS

Empossada nova diretoria do sindicato da cerâmica de MS
Giovana Delgado Fornari assume o comando da entidade no triênio 2026-2029
Empossada nova diretoria do sindicato da cerâmica de MS
Fotos divulgação

A nova diretoria do Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindicer-MS) tomou posse nesta quarta-feira (06/05), durante encontro empresarial dos setores de cerâmica e da construção civil realizado na sede da Fiems, em Campo Grande. Giovana Delgado Fornari assume o comando da entidade no triênio 2026-2029.


Giovana Fornari falou dos desafios à frente do sindicato a partir de agora.


“É um prazer e uma honra assumir a presidência do Sindicer. As pessoas que compõem a diretoria possuem know-how e estão há bastante tempo atuando no setor, então espero aprender muito com todos e me inteirar cada vez mais das demandas do segmento. Quero trazer um olhar inovador, em que possamos alcançar aquilo que o sindicato necessita. O desafio é buscar formas inovadoras de atuar em prol das empresas associadas e trabalhar pelo progresso da indústria cerâmica”, afirmou a nova presidente do Sindicer-MS.



O encontro reuniu empresários e lideranças do Sindicer-MS e do Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS) com objetivo de promover conhecimento, fortalecer conexões, e apresentar soluções que contribuam de forma concreta para o desenvolvimento e a competitividade de suas empresas.


Após o evento, os empresários participaram de um almoço com o presidente da Fiems, Sérgio Longen. O líder empresarial reforçou a importância da aproximação com as áreas técnicas do Sesi e do Senai para impulsionar a inovação e a competitividade das empresas.


“As oportunidades são imensas na minha avaliação. Recorram ao Sesi e Senai. Façam reuniões aqui, a casa é nossa. São técnicos e especialistas que nos ajudam, mas eles precisam receber informações de vocês. As melhores ações e resultados hoje são do chão de fábrica, porque eles estão lá na ponta, eles enxergam lá. Nós precisamos inventar um novo setor ceramista”, disse Longen.


O diretor da Fiems Luiz Cláudio Sabedotti Fornari destacou que a reunião conjunta demonstra a sinergia entre os segmentos da construção civil e da indústria cerâmica.


"Um setor tem condições de ajudar o outro a acompanhar o desenvolvimento da economia. Não tem como a cerâmica se desenvolver sozinha. É importante ressaltar ainda o apoio fantástico que a Federação das Indústrias sempre deu às empresas do setor, apoiando com desenvolvimento tecnológico para que as indústrias consigam continuar avançando no mercado e ter a força que sempre tiveram", disse Fornari.


Portfólio do Sistema Fiems apoia indústrias da construção civil e cerâmica


Durante o encontro, os participantes conheceram o portfólio do Sistema Fiems, destacando oportunidades, serviços e iniciativas criadas para atender às demandas atuais das empresas.


O superintendente da Fiems, Luiz Fernando Buainain, parabenizou os sindicatos pela iniciativa de reunir empresários para conhecerem todas as soluções que a Fiems oferece para os negócios.


“É importante que os sindicatos industriais tenham conhecimento do que a Fiems pode oferecer em termos de qualificação, eventos, cursos e projetos, com objetivo de desenvolver cada segmento industrial. Essa é a missão do Sistema Fiems. Trazer serviços e ações para que as empresas possam impulsionar seus negócios e montar as melhores estratégias nos mais diversos ramos da indústria”, afirmou o superintendente.


Conheça o portfólio de serviços do Sistema Fiems – Sesi, Senai e IEL



  • Programa Em Conta - iniciativa voltada à eficiência energética e ao uso inteligente de recursos

  • Práticas sustentáveis e responsabilidade corporativa - programa ESG, programa Carbono Neutro Fiems, Lixo Zero para a indústria e Relatórios de Sustentabilidade

  • IEL - soluções sobre desenvolvimento de carreira, gestão empresarial e de pessoas

  • Sesi - soluções focadas em qualidade de vida, educação e segurança e segurança para a indústria

  • Senai - referência em educação profissional e inovação tecnológica

  • Centro Internacional de Negócios - oportunidades e conexões globais para as empresas

  • Observatório da Indústria da Fiems - panorama da evolução industrial em Mato Grosso do Sul


Confira a composição da nova diretoria do Sindicer-MS:



  • Presidente: Giovana Delgado Fornari

  • Vice-presidente: Danilo Pedro Gizzi Cassapula

  • 1º secretário: Antônio José Teixeira Mortari

  • 2º secretário: Carlos Alexandre Lourenço Guerra

  • 1º Tesoureira: Cláudia Pinedo Zottos Volpini

  • 2º tesoureiro: Daniel Yukito Akabane

  • Diretor: Luis Antonio Morila Guerra

  • Conselho fiscal
    Efetivos: Natel Henrique Farias Moraes, Luiz Cezar Ferronato e Nei Lourenço de Freitas Costa

  • Suplentes: João Felipe dos Santos Neto e Anderson Roberto Teixeira Mortari


Delegados representantes junto à Fiems
Efetivo: Luiz Cláudio Sabedotti Fornari
Suplente: Claudia Pinedo Zottos Volpini


Assessoria jurídica - Manuela Fornari

FONTE: Asssessoria Fiems

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2026 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium