26/05/2026 às 13h18
Redação
Campo Grande / MS
Representantes do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas participaram na tarde desta segunda-feira (25/5) de uma reunião de trabalho interinstitucional para dar andamento às ações do projeto “MS por Elas: Justiça e Controle são da nossa conta”. A reunião contou com a participação da conselheira substituta, Patrícia Sarmento dos Santos, da desembargadora Sandra Artioli (Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ/MS) e equipe de trabalho dos dois órgãos.
As ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica (TC-CO/0724/2025) visam fomentar e orientar os municípios sul-mato-grossenses para elaboração e implementação dos planos de metas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar previsto na Lei Federal nº 14.899/2024, já tendo sido finalizada a Fase 1 da parceria, que consistiu na realização de Diagnóstico situacional dos municípios de Mato Grosso do Sul. O levantamento identificou capacidades, fragilidades e necessidades locais.

As etapas seguintes compreendem a consolidação dos dados obtidos no levantamento com foco na elaboração de estratégias de trabalho conjunto. Além disso, estão previstas elaboração de normativos e material técnico pedagógico, capacitação de servidores e jurisdicionados, a realização de fiscalizações e respectivos monitoramentos.
O projeto desenvolvido de forma conjunta com o TJMS reforça o papel educativo e indutor de políticas públicas do Tribunal de Contas, atuando como órgão de controle externo com o papel fundamental de fiscalizar, avaliar e monitorar as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.
Informações podem ser obtidas por meio da abertura de chamados no WhatsApp (67) 3317-1616 ou no Portal do Jurisdicionado (https://portaljurisdicionado.tce.ms.gov.br/abrir-chamado)
Veja abaixo o cronograma de trabalho:
Fase I – Diagnóstico Situacional: Levantamento e diagnóstico municipal
Instrumento: Formulário eletrônico otimizado.
? Mapeamento de estruturas existentes;
? Identificação de recursos humanos e financeiros;
? Análise de programas e ações em curso;
? Avaliação da rede de atendimento local.
Fase II – Consolidação de Base de Dados: Estruturação de indicadores e monitoramento
? Consolidação da base de dados integrada com indicadores destinados ao acompanhamento evolutivo das ações locais.
Fase III – Elaboração Normativa e Material Técnico-Pedagógico:
? Elaboração de Resolução Conjunta TJMS/TCE-MS;
? Desenvolvimento de material técnico-pedagógico voltado às disposições da Lei nº 14.899/2024.
Fase IV – Capacitação Estruturada:
? Capacitação de servidores do TCE-MS e jurisdicionados;
? Realização de oficinas regionais e cursos EAD, certificação de pontos focais municipais e produção de material didático;
Fase V – Implementação:
? Fiscalizações incluídas no Plano Anual de Fiscalização;
? Auditorias coordenadas com outros Tribunais de Contas;
Fase VI – Avaliação, Monitoramento e Aperfeiçoamento (Ciclo Contínuo)
? Avaliação do impacto das ações implementadas e desenvolvidas;
? Monitoramento dos planos de metas;
? Disseminação de boas práticas e planejamento das etapas subsequentes.
FONTE: Tania Sother
Há 4 horas
Gerson recebe título de Cidadão TreslagoenseHá 6 horas
Verruck recebe diagnóstico de comerciantes para fortalecer Centro da CapitalHá 7 horas
Oficina É Dia de Feira leva novas estratégias para negócios de LadárioHá 7 horas
Tribunal de Contas contribui com debate sobre regionalização do saneamentoHá 7 horas
R$126,6 bi em um ano Gilmar ignora gastança de Lula ao criticar Congresso