Sexta, 18 de julho de 2025
(67) 9-9959-0792
Campo grande

30/06/2025 às 20h23

Redação

Campo Grande / MS

Celebração ressalta importância do Espírito Santo para o cristão
"Há 130 anos, Coxim comemora a Festa do Divino Espírito Santo, entretanto, há registro de muito antes disso", lembra o deputado Jr. Mochi
Celebração ressalta importância do Espírito Santo para o cristão
Foto Wagner Guimarães

As festividades do Divino Espírito Santo chegaram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta manhã (30). Por intermédio do deputado estadual Junior Mochi (MDB), a semana inicia com a missa que já é tradição na Casa de Leis. Servidores, deputados e autoridades diversas participaram da celebração da missa, pelo Padre Londres, da Catedral São José de Coxim, junto ao arcebispo da arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara. Para os cristãos, o espírito de Deus é a comunicação eterna do amor e da vida e desperta para a santidade e o compromisso com a verdade. O momento é de fé e reflexão sobre os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.


Antonia Rodrigues leu as intenções da missa, pela 12ª Legislatura e todos os funcionários desta Casa de Leis. Junior Mochi (MDB) leu a primeira leitura da liturgia. Do livro de Gênesis, o capítulo 18, versículos de 16 a 33, com o título: Vais realmente exterminar o Justo com o Ímpio. O evangelho foi lido pelo padre Londres, o capítulo 8 de livro de Mateus, versículos 18 a 22.


Junior Mochi falou sobre a celebração do Divino Espírito Santo. "Há 130 anos, Coxim comemora a Festa do Divino Espírito Santo, entretanto, há registro de muito antes disso. É a mais antiga manifestação religiosa do Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, são 28 anos de festividades. Desde o meu primeiro mandato, em 2007, trouxemos a festa à Assembleia. Os festeiros, alferes e músicos também visitam os Poderes, secretarias, comércios e residências, acompanhados da bandeira do Divino, levando as bênçãos do Espírito Santo", explicou o deputado. 


Dom Dimas Lara Barbosa falou sobre a primeira leitura e o evangelho lido pelo padre Londres. A primeira leitura ressalta a força que tem a intercessão, nossa oração conta muito, sim. E um pequeno grupo pode salva toda uma cidade, ainda mais se form a serviço do bem. Que hoje, de uma maneira especial vocês sejam movidos pela fé para e artífices da transformação de todas as formas de corrupção e de maldade que sejam colocadas em nosso caminho”, enfatizou.


Sobre o Evangelho, o bispo enfatizou a necessidade de lealdade com a missão. ‘Seja o teu sim, quando disser sim, e o seu não, quando disser não. Às vezes a fidelidade e a missão exigem rupturas em nós, a alma é para o corpo o espírito é para a igreja, de modo que ele é o mais íntimo de nós mesmos, sendo ele que nos ilumina, nos conduz, de uma maneira geral, os cristãos tem a Santíssima Trindade com base de nossa fé. Coloquemos o Espírito Santo na nossa vida que a gente possa falar com ele todos os dias, não tomarmos decisões importantes sem a presença dele. Peço também pela diocese de Coxim e todos aqueles que em nosso Estado vem levando a bandeira e essa devoção, que o espírito deixe de ser um ilustre desconhecido e, sim, a alma de nossa alma”, considerou Dom Dimas Lara.


Lucianne de Souza Rodrigues representa os foliãos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “Agradeço por contribuir nesse momento levando a bandeira do Espírito Santo de Coxim, a fé faz o impossível acontecer na vida das pessoas, eu e meu marido passamos por momentos difíceis e vencemos. Agradeço a todos que estão aqui, as paróquias convidadas, a possibilidade de fazer esse evento aqui e todos que assistem a missa”, concluiu.


Rito


Após a comunhão, houve distribuição das fitas do divino após a comunhão e ao final da celebração, a bandeira e os festeiros passaram por gabinetes e departamentos deste parlamento. Quem deseja fazer um pedido para o Espírito Santo, passa por debaixo da bandeira com a fita que foi distribuída, depois amarra a fita à bandeira.


Festa do Divino Espírito Santo


A 130ª Festa do Divino Espírito Santo em Coxim começa no dia 11 de julho de 2025, em Coxim. A manifestação preserva uma tradição religiosa e cultural, que envolve rituais de fé, música, gastronomia e momentos de confraternização, comemorando a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos no Pentecostes.


Realizada anualmente e possui um significado especial para a comunidade local. Sua programação contempla a saída da Bandeira do Divino Espírito Santo com visitas às residências e comércios para bênçãos e arrecadação de donativos, além de novenas, missas e outras celebrações religiosas.


Agora essa tradição atinge Campo Grande, onde é igualmente celebrada, reforçando sua importância no calendário oficial de eventos do Estado. Conforme a Associação dos Amigos do Divino Espírito Santo (Amades), responsável pela organização da festa em Campo Grande, a 28ª edição ocorrerá de 30 de junho a 6 de julho de 2025.

FONTE: Christiane Mesquita

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium